Fechar
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 

Queimadas e Gases do Efeito Estufa: Recordes de emissões dos gases do efeito estufa no Brasil

Emissões de Gases por Incêndios no Amazonas e Mato Grosso do Sul Batem Recorde Histórico, Aponta Monitoramento Europeu, confira agora.

Sustentabilidade

30.09.2024 - 15:22:00 | 2 minutos de leitura

Autor - Marketing - Martinelli
Queimadas e Gases do Efeito Estufa: Recordes de emissões dos gases do efeito estufa no Brasil

As emissões de gases do efeito estufa pelos incêndios no Amazonas e no Mato Grosso do Sul atingiram, neste ano, um volume recorde, segundo o Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus (Cams), da União Europeia. Segundo dados divulgados no dia 23/09, segunda-feira passada, as queimadas nesses dois estados têm resultado nos maiores volumes de emissão desde que o Cams começou a monitorar esse tipo de fenômeno, há 22 anos.

As emissões de carbono na atmosfera pelo Brasil pelos incêndios, segundo o observatório europeu, acumulam, neste ano, um volume de 183 milhões de toneladas, dos quais um terço (65 milhões de toneladas) foram apenas no mês de setembro. Com isso, as emissões seguem um caminho similar ao recorde registrado em 2007.
 
No Amazonas e no Mato Grosso do Sul, as emissões por incêndios, neste ano, atingiram 28 milhões e 15 milhões de toneladas, respectivamente.

O dado considera a quantidade de focos, a extensão das áreas afetadas e as emissões de carbono. Resultado: Amazonas e Mato Grosso do Sul bateram, no início de setembro, recorde de emissões para os últimos 20 anos.

O relatório destacou também que exatamente um mês atrás, São Paulo viu incêndios fora do normal, que se espalharam muito rapidamente e que isso fez a cidade registrar, no dia 9 de setembro, a pior qualidade do ar em todo o planeta.

Ainda de acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira, as emissões das queimadas na Bolívia em 2024 já acumulam o maior volume dos últimos 22 anos: 76 milhões de toneladas.

Para mais conteúdos relevantes como este, continue nos seguindo por aqui e consulte os especialistas da Martinelli para conhecer as soluções ambientais que oferecemos. Estamos prontos para ajudar sua empresa a reduzir o impacto ambiental e contribuir para a mitigação das emissões de carbono, oferecendo soluções eficientes e sustentáveis.