O impacto da Reforma Tributária nas práticas contábeis: o que esperar?
Reforma Tributária à vista. Sua empresa está preparada para as mudanças contábeis? Descubra os principais impactos e como se adaptar. Leia agora.

Os efeitos e oportunidades da Reforma Tributária foram debatidos e apresentados por especialistas da Martinelli na área fiscal, durante a primeira edição do evento Now de 2025 transmitido pelo canal do Youtube da empresa.
A equipe que integra a área de Inteligência Tributária da Martinelli, o sócio-diretor, Rodrigo de Lima, a auditora-gerente, Hiorhâna Peres, e o sócio-gerente Gustavo do Carmo, apresentaram algumas mudanças que serão realizadas neste ano e intensificadas a partir de 2027, com a implantação total em 2033.
Um dos pontos de atenção, segundo Rodrigo Lima, é que a partir de 2026 começa a tributação experimental da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) de forma experimental, que haverá uma cobrança a mais de impostos - 0,1% do IBS e 0,9% da CBS - mas que serão creditados porque servem para avaliação dos efeitos arrecadatório que as novas alíquotas irão resultar.
Com a Reforma Tributária serão implantados regimes diferenciados para setores distintos, como serviços de educação, saúde, higiene e limpeza que terão redução de taxas.
Setores de prestação de serviço regulamentados terão abatimentos de 30% de impostos. Mas os não regulamentados terão um impacto maior de sobrecarga.
Assista ao Guia Prático e tire suas dúvidas.
Com as mudanças previstas, o crédito do tributo à empresa se dará mediante o pagamento do fornecedor. E se não houver o pagamento do tributo, não será possível ter acesso ao crédito.
Nesse cenário, o empresário terá que analisar se o fornecedor tem capacidade de pagar o tributo dele, porque isso vai impactar no fluxo de caixa da empresa.
Uma das novidades da Reforma Tributária será o controle tecnológico das transações de pagamentos, chamado de split payment.
Esse mecanismo vai estar vinculado às instituições financeiras para que elas possam fazer o recolhimento do tributo, a partir da realização da venda.
“A partir do momento que eu recebo um recurso, mesmo que seja um faturamento antecipado, eu estou pagando o tributo, mesmo antes de emitir o cupom fiscal. E quando houver a migração em 2027 do CBS, haverá mudança de abatimento dos créditos tributário, que deverá vir no mês subsequente, após o pagamento do tributo. Isso vai exigir uma nova gestão do fluxo de caixa”, alerta Gustavo do Carmo.
Um dos segmentos que será mais impactado com a Reforma Tributária são os imóveis, que terão tributações majoradas a partir do impacto das mudanças .
A Reforma Tributária visa manter os benefícios fiscais até 2032. Só que no momento em que houver as migrações para os novos impostos previstos, os benefícios irão diminuir até que encerrem.
Segundo os especialistas da Martinelli é preciso fazer planejamento dos negócios, análise de custos de operação e também dos impactos da manutenção de atividades em outros estados.
Se você ficou interessado nessas análises, assista o evento Now completo, com o Guia Prático da Receita Tributária, no canal do Youtube da Martinelli.
Panorama Tributário Martinelli chega a Cuiabá em nova edição com casa cheia e parceria da TOTVSEvento reforça a relevância do debate sobre a Reforma Tributária no Centro-Oeste e aproxima empresários locais das soluções estratégicas da Martinelli.Leia mais
Workshop sobre Reforma Tributária aproxima Martinelli e Grupo Leonora em um debate sobre os impactos e adaptações do novo sistema fiscalEncontro realizado em Florianópolis contou com a presença do sócio-diretor Rodrigo de Lima e discutiu, dentro do contexto do programa Panorama Tributário, a...Leia mais
Martinelli realiza workshop tributário para a Pizzatto Log com foco nos impactos da Reforma TributáriaEncontro reforçou o compromisso da Martinelli em compartilhar conhecimento técnico e estratégico com o mercado, fortalecendo o relacionamento com empresas pa...Leia mais
Panorama Tributário Martinelli encerra circuito paulista com duas edições em Sorocaba após inscrições esgotadasSucesso de público reforça urgência do debate sobre a Reforma Tributária e consolida a Martinelli como referência em conhecimento estratégico no cenário ...Leia mais
Empresários de Ribeirão Preto participam de debate estratégico sobre os impactos da Reforma TributáriaCom presença de líderes regionais e especialistas, o Panorama Tributário Martinelli destacou ferramentas práticas e promoveu discussões aprofundadas sobre ...Leia mais
Panorama Tributário Martinelli em São Paulo: empresários se reúnem para antecipar desafios da Reforma TributáriaEvento reuniu mais de 80 participantes e trouxe debates estratégicos sobre a Lei Complementar 214/2025, preparando empresas para os impactos da CBS e do IBS.Leia mais
Martinelli avança com Panorama Tributário levando a São Paulo, Ribeirão Preto e Sorocaba e amplia debates sobre a Reforma TributáriaEventos simultâneos no estado de São Paulo reforçam a atuação da Martinelli em levar conhecimento estratégico para o setor produtivo diante da Reforma Tri...Leia mais
Martinelli aproxima equipes de BH com treinamento sobre panorama tributárioEspecialistas da Martinelli conduzem sessão exclusiva sobre reforma tributária para a equipe da Época Distribuidora de Alimentos.Leia mais
Martinelli e SINCOVEMS promovem encontro online para orientar o setor automotivo diante da nova legislação tributáriaEspecialistas apresentaram análises e orientações práticas para que empresas do setor automotivo se adaptem às mudanças trazidas pela Reforma Tributária,...Leia mais
Martinelli é destaque na NDTV em reportagem sobre a Reforma TributáriaEvento de Florianópolis reforça autoridade técnica ao orientar empresas sobre o novo cenário fiscal.Leia mais