As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 

Nutribras tem suporte da Martinelli em ESG

Frigorífico vai lançar o primeiro Relatório de Sustentabilidade da companhia sediada no Mato Grosso

ESG

13.01.2025 - 14:18:00 | 3 minutos de leitura

Autor - Marketing - Martinelli
Nutribras tem suporte da Martinelli em ESG

Um dos orgulhos destacados pela empresa Nutribras é de ser pioneira na produção e gestão autossustentável dos processos produtivos do frigorífico de suínos que a companhia administra. 

Esse diferencial, que está enraizado na cultura dessa marca, integra os conceitos ESG que estão sendo praticados sob a consultoria técnica e especializada nessa área pela equipe de profissionais da Martinelli.

A Nutribras confiou à Martinelli ESG toda a experiência para a elaboração do primeiro Relatório de Sustentabilidade da empresa.

Fundada em 2000 com o objetivo de revolucionar a suinocultura no Brasil, a Nutribras Alimentos, possui unidades localizadas em Vera e Sorriso, no estado do Mato Grosso. Nesse contexto, a companhia se tornou uma referência na produção de alimentos de alta qualidade, sem comprometer os recursos naturais.

O gerente de ESG da Martinelli, Marcos Mendes, diz que desenvolvimento da jornada ESG e a publicação do primeiro relatório de sustentabilidade da Nutribras marcam um momento transformador para a empresa. 

Segundo ele, o relatório será uma demonstração do compromisso da organização com a transparência dos negócios, com a estruturação de uma governança corporativa e a responsabilidade socioambiental das operações. 

Ao medir, relatar e comunicar suas iniciativas ESG, a Nutribras demonstra ao mercado, aos investidores e à sociedade que a empresa está alinhada aos mais altos padrões de sustentabilidade. Isso fortalece a reputação da marca, abre portas para novos mercados que valorizam práticas responsáveis e consolida a posição da organização como referência no setor”, destaca Mendes.

O gerente da Martinelli reforça ainda que o relatório serve como uma ferramenta estratégica para identificar oportunidades de melhoria, incentivar inovações e promover engajamento com os colaboradores, comunidades e parceiros de negócio.

Os reflexos dessa iniciativa serão duradouros, permitindo o crescimento da Nutribras de forma mais resiliente, sustentável e alinhada às demandas globais por práticas éticas e responsáveis em suas operações”, completa Mendes.

Aproveitamento dos dejetos

A autossustentabilidade das granjas da Nutribras é possibilitada pelo aproveitamento dos dejetos de suínos. Desse material orgânico saem o biogás, que gera energia; e o biofertilizante, utilizado como adubo das lavouras de grãos para atender a cadeia de alimentação dos suínos.

Nesse planejamento voltado à sustentabilidade, a proximidade das granjas com os sistemas de irrigação, facilita a distribuição dos biofertilizantes nas plantações. Assim a cadeia se completa com o retorno da reação para o abastecimento da suinocultura.

Em 2015, a Nutribras recebeu o Selo Autossustentável, com reciclagem de 100% da cadeia, sem qualquer geração que cause desgaste ambiental.
Ainda na área da sustentabilidade, a Nutribras foi a primeira a ser certificada com o selo Bem-Estar Animal para Suínos. Essa referência está ligada ao comprometimento de cumprir os rigorosos protocolos de manejo, ambiência e saúde animal.
Produção de biometano

A Nutribras também investe em inovação para promover a sustentabilidade. A marca tem uma equipe profissional envolvida no planejamento para produzir biometano. A proposta é usar esse produto no abastecimento da frota, evitando a emissão de 40 mil toneladas de carbono por ano. 

Ações sociais e de capacitação

A Nutribras também realiza ações sociais envolvendo as comunidades das cidades onde têm as unidades e ao entorno, com doações de cesta-básicas, que incluem proteína suína. Os colaboradores também recebem constantes cursos de capacitação e participam de ações voltadas à segurança, saúde e bem-estar.

Mais em ESG.