Martinelli destaca os retornos financeiros proporcionados pela inovação
Especialistas ressaltam as vantagens da Lei do Bem e da Finep para uso em investimentos

As oportunidades de acesso aos recursos e abatimentos de impostos para direcionar mais investimentos em melhorias foram destacadas na edição do projeto Now, com o painel “Guia Prático: Como a inovação impulsiona a implementação de práticas sustentáveis e ganhos financeiros”.
Transmitido ao vivo, na quinta-feira (21/11), pelo canal do Youtube da Martinelli Auditores, esse evento apresentou aos empresários, gestores e interessados como aproveitar as oportunidades da chamada Lei do Bem (11.196/05) e também das linhas de créditos oferecidas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Os focos desses benefícios são as propostas que priorizam a tecnologia e inovação, visando a redução de custos e melhorias da eficiência e competitividade.
Os temas foram apresentados pelo sócio-diretor e especialista em ESG da Martinelli, Cristiano Ribeiro; pela consultora em ESG da empresa, Grazieli Waltrich; e pelo consultor especialista em planejamento tributário e sócio-gerente da Martinelli, Gustavo do Carmo Silva. A mediação foi feita pelo jornalista e coordenador de Marketing da Martinelli, Gabriel Fronzi.
A Lei do Bem proporciona incentivos fiscais para ações que estimulam Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica. Essa regra é aplicada às pessoas jurídicas, sob regime de tributação do Lucro Real.
“O principal paradigma a ser quebrado é sobre o conceito de inovação. Quando a gente fala em inovação, é algo que deve ser novo para a empresa e que vai trazer diferenciais e melhorias. Ganhos de qualidade, com redução de gastos, são válidos. Temos exemplos de garrafas com menos plástico e de controle remoto sem uso de pilhas. Quanto maior a inovação, maior o benefício de abatimento de impostos”, detalhou Gustavo do Carmo Silva.
O especialista em tributos da Martinelli, ressaltou que no Brasil, até 2022, apenas cerca de 3,5 mil empresas utilizaram as vantagens da Lei do Bem. “É muito pouco. Temos um mercado de oportunidades para evoluir no aproveitamento desses benefícios”, ressaltou Gustavo.
Num cenário em que a inovação e a sustentabilidade vão direcionar os investimentos, ações para inovar podem ser feitas sem complexidade.
“Temos muitos clientes que possuem grupos de melhorias. Em um dos casos foi feita uma ação inovadora, mudando a forma de transportar produtos internos para agilizar os processos produtivos. Isso foi feito de forma simples, sem muita pesquisa. Na questão da sustentabilidade, produtos sustentáveis têm que estar acessíveis à grande parcela da população. Os programas de incentivos devem massificar essas ideias. E o mercado está atento a isso. Enquanto se perde tempo discutindo se tem mudança climática ou não, ou se ESG é modismo ou não, alguém vai estar atento à essas novidades, fazendo as mudanças que o mercado pede e andando na frente”, observou o especialista em ESG da Martinelli, Cristiano Ribeiro.
A consultora de ESG da Martinelli, Grazieli Waltrich, também reforçou a importância da conexão das vantagens da inovação na área ESG (Ambiental, Social e Governança). “ Os benefícios trazidos por esses programas refletem na área ESG, porque o objetivo da inovação é a redução de custos para estimular o desenvolvimento e a sustentabilidade”, comentou.
Nesse cenário de oportunidades, a Martinelli proporciona todo o suporte técnico para as empresas interessadas em utilizar os benefícios tributários oferecidos pela Lei do Bem e o acesso às linhas de financiamento da Finep.
O trabalho dos especialistas da Martinelli é realizado em parceria com as equipes técnicas dos clientes. Tudo para que as ações e as métricas, para o aproveitamento dos projetos inovadores, estejam alinhadas aos benefícios oferecidos pelo mercado.
Alguns benefícios da Lei do Bem
- Incremento de 60%, 70% e 80% da exclusão do valor da base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
- 50% da dedução do IPI sobre máquinas e equipamentos.
-Depreciação integral de máquinas e equipamentos utilizados em atividades P&D.
- Amortização acelerada dos dispêndios relativos a bens intangíveis, vinculados a P&D.
- Dedução do Lucro Líquido do valor correspondente à soma dos dispêndios classificados como despesas operacionais.
Benefícios Finep
A Finep oferece linhas de financiamento, com juros vantajosos, que variam de 4% a 9% ao ano e prazo de carência de dois a quatro anos. Nessa análise de liberação dos recursos, é avaliada a saúde financeira da empresa.
Sobre a Martinelli
Com mais de 50 anos de atuação no mercado, a Martinelli Auditores atua em soluções para áreas de: Asseguração, Finanças, Tributos, Tecnologia, Consultoria, Sustentabilidade.
Sediada em Joinville (SC), a Martinelli tem mais de 30 unidades espalhadas no Brasil, possui mais de 300 colaboradores e tem mais de dois mil clientes atendidos.
Veja esse painel
Você pode assistir essa apresentação do painel acessando o canal do Youtube da Martinelli:
- Nova MP altera regras fiscais e impõe mudanças estratégicas no planejamento tributário das empresasCom o recuo no aumento do IOF, governo publica medida provisória que redefine tributações sobre JCP, aplicações financeiras, fintechs e setor de apostas, e...Leia mais
- Martinelli acompanha nova chamada da FINEP para inovação no setor automotivoFomento da FINEP impulsiona inovação automotiva com R$ 100 milhões em recursos não reembolsáveis.Leia mais
- Martinelli viabiliza R$ 28 milhões em benefícios fiscais para a Duas RodasParceria estratégica impulsiona investimentos em inovação, tecnologia e expansão produtiva.Leia mais
- Martinelli ESG recebe Eletro MW para abertura do projeto ESG da empresaMartinelli ESG dá início a uma parceria estratégica com a Eletro MW! Confira como essa união vai impulsionar práticas sustentáveis e inovadoras.Leia mais
- Fortalecendo conexões: Martinelli recebe visita da Clínica GastrocentroMartinelli e Gastrocentro se encontram para ampliar parcerias, compartilhar conhecimento e impulsionar a inovação na saúde.Leia mais
- Martinelli recebe homenagem da Associação Empresarial de JoinvilleEmpresa foi reconhecida pela entidade pelo mais de 50 anos de atuação no mercadoLeia mais
- Família Martinelli é destacada na reportagem sobre imigração italianaDescendentes dos imigrantes dão continuidade a uma epopeia de 150 anosLeia mais
- Treinamentos marcam início de 2025 na MartinelliColaboradores participam de capacitações internas, com atualização e troca de experiênciasLeia mais
- “A Martinelli é o Real Madrid”Campeão Mundial de 1994, Ricardo Rocha destaca a força profissional da empresa, no evento que abriu os trabalhos de 2025Leia mais
- Willian Capita visita Martinelli e fortalece conexões entre o esporte e o mercado financeiroDa disciplina e trabalho em equipe nos gramados ao sucesso no mercado financeiro, William destaca a importância da inovação, colaboração e conexões estrat...Leia mais