As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 

Empresários do Sul catarinense discutem impactos da Reforma Tributária no Panorama Tributário da Martinelli

Evento realizado em Criciúma reforça a importância da proximidade e da tecnologia no processo de adaptação às novas regras fiscais

Panorama Tributário

16.07.2025 - 16:03:00 | 3 minutos de leitura

Autor - Marketing - Martinelli
 Empresários do Sul catarinense discutem impactos da Reforma Tributária no Panorama Tributário da Martinelli

Martinelli realizou nesta quarta-feira (16), em Criciúma, mais uma edição do Panorama Tributário, reunindo empresários e lideranças da região Sul catarinense para discutir os efeitos da Reforma Tributária sobre o ambiente corporativo.

Com a aproximação do período de transição previsto pela Lei Complementar 214/2025, o evento trouxe informações estratégicas sobre a criação da CBS e do IBS, e como as mudanças impactarão diretamente na gestão tributária, financeira e operacional das empresas.

Ao longo da programação, os participantes puderam compreender os riscos e oportunidades do novo sistema, além de conhecer o Simulador Tributário Martinelli, ferramenta que projeta cenários com base em dados reais, permitindo decisões mais seguras e alinhadas ao futuro modelo tributário.

Para Cesar Nack, do Grupo Soul, a automação será um dos principais fatores de adaptação das empresas à nova realidade:

“O 'Suíte' na aba da Reforma Tributária vai ser muito importante para as empresas calcularem o custo de entrada das mercadorias, sabendo que ainda vai existir uma variável nesse custo — principalmente com o avanço da automatização. Hoje e cada vez mais, as empresas necessitam automatizar, até pela falta de mão de obra. Então o sistema da Martinelli, essa plataforma digital, vai permitir um processo automatizado e estratégico na tomada de decisão, tanto na compra de mercadorias quanto na aquisição de insumos para industrialização.”


A gerente da filial de Criciúma, Maristela Martinelli, também destacou a relevância da troca com os empresários locais e o papel da Martinelli neste momento de transição:

“A troca de conhecimento com os empresários do Sul catarinense reforça o quanto é essencial estar próximo neste momento de mudança. É um cenário desafiador, mas com informação e planejamento, as empresas conseguem transformar incerteza em vantagem competitiva. Com mais de 50 anos de história, temos especialistas preparados para apoiar essa transição. A presença dos empresários locais demonstra a importância do diálogo e da construção conjunta de soluções. Agradeço a cada um que esteve conosco hoje.”

O Panorama Tributário iniciou sua jornada em Joinville, passou por Curitiba e Florianópolis, e agora chegou a Criciúma, seguindo nesta quinta-feira (17) para Porto Alegre. A iniciativa também conta com uma série de lives disponíveis no canal da Martinelli no YouTube, ampliando o acesso ao conhecimento técnico. Com esses encontros, a Martinelli reforça seu compromisso de levar informação de qualidade e soluções estratégicas para apoiar as empresas neste momento decisivo de transição fiscal.

Mais em Panorama Tributário.