As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 

Da fundição ao futuro: Schulz apresenta Relatório de Sustentabilidade em parceria com a Martinelli e eleva padrões ESG na indústria brasileira

Com práticas ambientais consolidadas, indicadores sociais transparentes e governança estruturada, a Schulz apresenta relatório ESG robusto com apoio da Martinelli, reafirmando sua liderança em sustentabilidade.

Auditores

29.09.2025 - 18:04:00 | 5 minutos de leitura

Autor - Marketing - Martinelli
Da fundição ao futuro: Schulz apresenta Relatório de Sustentabilidade em parceria com a Martinelli e eleva padrões ESG na indústria brasileira

 ESG em movimento 

A Martinelli já entregou dezenas de relatórios de sustentabilidade para empresas de diversos portes e segmentos, contribuindo para a evolução da maturidade ESG em todo o país. Os documentos fortalecem a estratégia institucional, aproximam as empresas de compromissos internacionais como os ODS e conectam boas práticas à performance corporativa. 

Indústria que se transforma: a força ESG da Schulz 

A Schulz S.A., uma das líderes na fabricação de componentes automotivos e compressores de ar de pistão da América Latina, apresentou recentemente o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, desenvolvido em parceria com a Martinelli ESG. O material reúne dados concretos, políticas estruturadas, cases premiados e suas práticas de sustentabilidade, com destaque para o avanço contínuo nas frentes ambiental, social e de governança. 

Mais do que um simples documento, o relatório é o retrato da Schulz como uma indústria de vanguarda, que transforma processos internos, incorpora tecnologia, investe em impacto social e assume compromissos públicos com a descarbonização, a eficiência energética e o desenvolvimento das comunidades onde atua. 


Dados que traduzem compromissos 

Ao longo de mais de 90 páginas, o relatório traz um retrato técnico e inspirador. Há mais de uma década a Schulz fomenta a economia circular, onde 75% do cavaco metálico é reciclado internamente, superando a média mensal de 700 toneladas de cavacos metálicos reaproveitados, transformados em briquetes para novos ciclos de fundição. 

Além disso, mais de 174 mil toneladas de resíduos foram destinadas a tecnologias limpas em 2024, entre reciclagem, reuso e coprocessamento, evitando o envio a aterros industriais. Entre as principais iniciativas, destaca-se as práticas alinhadas ao Aterro Zero, nos processos de compressores, usinagem e pintura.  Confirmando seu compromisso com a inovação e a eficiência energética, a nova linha de compressores SRP 5000 FLEX - que abrange os modelos de 10 a 200 HP - apresenta uma economia significativa em relação à linha anterior (SRP 4000). A redução varia entre 5% e 35% durante a fase de operação. Além disso, nova solução que está chegando ao mercado como o Bio System Schulz, sistema de purificação de biogás que oferece uma solução modular integrada, composta por compressão, tratamento e separação de biogás, acrescido da compressão de biometano, capaz de aumentar a eficiência energética e a produtividade, contribuindo para as metas de descarbonização de clientes e cadeias produtivas. 

A empresa também registra evolução consistente em indicadores de saúde e segurança do trabalho, políticas anticorrupção, proteção de dados (LGPD) e diversidade organizacional. Um exemplo claro é o programa PertenSer,   com o objetivo de promover a inclusão integral abrangendo também famílias e comunidade, e premiado pela ABRH-SC como 1º lugar na categoria ESG. 


Martinelli: conhecimento aplicado, estratégia orientada a resultados 

A entrega do relatório foi conduzida por um time técnico da Martinelli com forte atuação em ESG, liderado pelo sócio Cristiano Ribeiro, com suporte direto do gerente Leandro Oliveira e da consultora Grazieli Waltrich. O grupo atuou lado a lado com o Comitê de Sustentabilidade da Schulz e lideranças internas da empresa, promovendo entrevistas, análise de indicadores, compilação de evidências, relatoria e diagramação. 

“A parceria com a Schulz foi exemplar. Tivemos liberdade técnica, profundidade no acesso aos dados e engajamento institucional em todas as etapas. Isso se reflete no resultado: um relatório de sustentabilidade que honra a tradição da empresa e aponta para o futuro com responsabilidade”, afirma Cristiano Ribeiro, sócio da Martinelli. 

“A Schulz é uma referência nacional de indústria sólida, moderna e com visão de longo prazo. Para nós, da Martinelli, é motivo de orgulho sermos parceiros de uma jornada tão consistente”, complementa Nereu Martinelli, presidente da Martinelli. 


Tecnologia, inovação e sustentabilidade na prática 

  • Entre as iniciativas operacionais destacadas no documento, estão: 
  • IA na cotação comercial de peças, reduzindo prazos e aumentando a precisão nas negociações; 
  • Boletagem digital de desenhos técnicos, promovendo padronização e rastreabilidade nos projetos; 
  • Controle térmico automatizado das panelas de fundição, garantindo eficiência no consumo de energia; 
  • Gestão otimizada do ar comprimido, com combate a vazamentos e redução de perdas; 
  • Uso de água da chuva nos processos industriais e indicadores de reuso; 
  • Implantação de energia limpa com autoprodução solar no Complexo Janaúba (MG), antecipando a neutralização de emissões do escopo 2 para 2025. 

A Schulz também cumpre sua responsabilidade social realizando ações de conscientização ambiental. Um destaque em 2024 foi a Semana da Qualidade Meio Ambiente, que contou com palestras, visitas guiadas, oficinas, quiz, coleta de eletroeletrônicos e distribuição de brindes sustentáveis.  


Governança forte e comunicação transparente 

O relatório da Schulz não se limita às ações operacionais. Ele também consolida sua estrutura de governança, incluindo a estruturação da Política e Regimento de Governança e a criação do cargo de Chief Executive Officer (CEO). Para assegurar conformidade e boas práticas, auditorias independentes avaliam processos internos com imparcialidade, destacando a credibilidade da empresa Esse modelo é o que garante à Schulz o destaque constante em premiações nacionais - como os reconhecimentos da DAF, John Deere, CNH, Caterpillar, ADVB, Exame, Valor Econômico e Grupo Amanhã. 


ODS 16 e contabilidade no centro do debate 

No próximo dia 6 de outubro, o sócio Cristiano Ribeiro participa de um evento promovido pelo CRC-SC, com a palestra “Os Desafios da Sustentabilidade para o Profissional da Contabilidade”. O encontro reforça a importância da governança e do papel estratégico da contabilidade na pauta ESG, alinhando-se diretamente ao ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. 

O evento é gratuito e está com inscrições abertas pelo link: 

Acesse e inscreva-se.

Mais em Auditores.